21 de Abril: Orgulho de ser metalúrgico

Por Sérgio Butka*

21 de Abril se comemora, em todo o Brasil, o Dia do Trabalhador Metalúrgico. E nós, sem dúvidas, temos orgulho de sermos metalúrgicos e ajudarmos a construir parte desta bonita história. 

Temos orgulho primeiro porque exercemos uma das profissões mais tradicionais do mundo. Ao longo de toda a história, os metalúrgicos foram os grandes responsáveis pela fundição de moedas, da criação e fabricação de ferramentas essenciais para o trabalho, fabricação das máquinas, dos meios de transporte e das grandes estruturas das cidades. Sem os metalúrgicos e suas habilidades de transformar os metais, a humanidade não estaria onde está hoje. 

Também temos orgulho de ser metalúrgico por sermos parte de uma das categorias que se mostrou, há mais de um século, uma das mais bem organizadas no mundo. Unidos, os metalúrgicos conquistaram não só grandes avanços econômicos e nas condições de vida para eles, mas também foram um dos grandes responsáveis por mais direitos e conquistas para todos os trabalhadores. 

No Brasil, por exemplo, foram os metalúrgicos que lideraram grandes lutas nacionais, como as caravanas de trabalhadores até Brasília para lutar por uma Constituição Federal nos anos 80. Ainda antes disso, os metalúrgicos do país foram sinônimos de luta e resistência em um período tenebroso de perseguição durante a Ditadura Militar. Também foram os metalúrgicos que encabeçaram a luta contra o avanço do neoliberalismo no país e pela implantação dos salários mínimos regionais, responsáveis até hoje por melhores condições de vida para todos os trabalhadores do Brasil. Há de se mencionar também a nossa participação do movimento Fora Collor, Paraná Que Queremos e Eleições Limpas, além, claro, de muitos outros.

Lutas por mais saúde do trabalhador, como pelo banimento do amianto no Brasil (substância altamente cancerígena), redução de jornadas de trabalho e obrigatoriedade do uso de EPIs e maior fiscalização destas condições nas fábricas também são algumas das nossas conquistas e motivos de grande orgulho para a nossa profissão. 

Isso tudo ainda sem mencionar o volume de dinheiro injetado pela nossa categoria na economia do Brasil. Só aqui no Paraná, por exemplo, com os acordos fechados pelos metalúrgicos do estado, milhões de reais são colocados em circulação no estado. Ou seja, são nossos acordos de PLRs, aumentos reais de salários, maiores vales-mercado e abonos salariais que movem grande parte da economia do nosso Paraná. É um ciclo do bem: mais dinheiro no bolso do trabalhador, mais consumo no estado, gerando mais renda e mais empregos, assim atraindo cada vez mais investimentos. 

Um feliz Dia do Metalúrgico para todos que, assim como nós, sentem Orgulho de ser Metalúrgico!!


*Sérgio Butka é Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.