Opinião

Sérgio Butka - Presidente

Campanha Salarial: a hora é agora!

Um argumento bastante favorável para a Campanha Salarial das montadoras vem do site da Anfavea. Lá consta que 2007 foi o ano de maior venda de veículos na história do Brasil. Nesse ano, a entidade que representa as montadoras do país empurra para cima as projeções com os recordes de produção e venda no primeiro semestre e uma previsão de crescimento de 25% a 30% para o segundo semestre. Ou seja, o setor automotivo está crescendo muito.

Isto acontece em uma conjuntura econômica favorável, com inflação baixa (embora pressionando os preços dos alimentos) distribuição de renda, criação de postos de trabalho formais e ganhos reais dos salários. Embora haja uma histeria sobre o reaparecimento de uma inflação alta (coisa que não se concretizou), esta barulheira toda pode prejudicar e perturbar as próprias negociações salariais.

Mas, dois elementos devem ser levados em conta, com seriedade: o primeiro deles é que a produção industrial está se dando sem causar pressão inflacionária porque acontece simultaneamente à fabricação, compra e instalação de máquinas. O segundo, e decisivo, é que a produtividade continua em alta, de três a quatro vezes superiores à média dos ganhos reais de salário. Unidos e mobilizados, devemos reivindicar os aumentos reais compatíveis com os resultados do setor e com a produtividade, além daquelas outras cláusulas que podem melhorar a vida do trabalhador e de suas famílias.

Sérgio Butka, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.