Opinião

Sérgio Butka - Presidente

Flexibilizar direitos, não!

Nós, metalúrgicos da Grande Curitiba, temos histórico de luta. Ao longo dos últimos anos, por meio da união e mobilização conquistamos muitos avanços. Exemplos disso são a redução da jornada sem redução salarial, aumento real, Participação nos Lucros ou Resultados, vale-mercado, jornada de 40 horas, entre outros. Tudo isso fez com que nossa capacidade de luta e mobilização fosse reconhecida nacionalmente. Só que com a desculpa da crise, algumas empresas estão tentando jogar pelo ralo nossas conquistas.

Logo ao primeiro sinal de dificuldade, após mais de cinco anos de lucros altos, querem retirar direitos que conquistamos com muita luta. Será que isso é justo? Devemos nos curvar a esses oportunistas? Devemos abrir mão do que conquistamos a duras penas e abrir espaço para medidas como a redução salarial? A resposta é uma só: NÃO! Não podemos nos curvar a pressão de empresas que tentam, a todo custo, impor medidas absurdas sem sequer garantir empregos.

Há caminhos alternativos, mais justos, e é eles que devemos buscar. Portanto, companheiro, agora é hora de intensificarmos a mobilização. Unidos e mobilizados, ficamos ainda mais fortes. Não vamos permitir que surrupiem nossas conquistas ao primeiro sinal de dificuldade! Por isso companheiro, vamos em frente! Vamos à luta! Fragilizar e flexibilizar direitos, não!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.