Opinião

Sérgio Butka - Presidente

Chegou a hora da luta!

Crise? Não nas montadoras! Em 50 anos de indústria automotiva, nunca tinha se vendido tantos veículos no Brasil. Impulsionadas pelo IPI reduzido, as empresas estão vendendo e produzindo alto. Os trabalhadores estão sendo convocados para fazer horas extras. Novas contratações estão acontecendo. O quadro é até melhor que o do ano passado, que já tinha sido recorde histórico em vendas. Os números divulgados pelas próprias montadoras comprovam tudo isso. O presidente da Anfavea, entidade que representa as empresas do setor, afirmou que se as coisas continuarem nesse ritmo, mais de três milhões de veículos devem ser vendidos até dezembro, número que supera o do ano passado em 6,4%.

Como vimos, o cenário atual é bom para lutarmos por melhores salários e condições de trabalho. O lucro das empresas continua alto. Então, nada mais justo que uma parte desse bolo, que está bem recheado, por sinal, seja repassado para os trabalhadores. Os metalúrgicos, que com a força do seu trabalho fazem a indústria crescer, merecem ser valorizados com reajuste digno, à altura da lucratividade das empresas. Nossa data-base está chegando: é no dia 1º de setembro. Portanto, companheiros, chegou a hora de mais uma luta. Sabemos que não vai ser fácil. Como sempre, os patrões vão chorar de barriga cheia. Mas temos argumentos mais do que suficientes para lutar e conquistar melhores salários e condições de trabalho. Participe das assembléias do Sindicato. Vamos à luta, metalúrgicos!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.