Mobilização é arma contra jogo sujo das grandes empresas

Sérgio Butka - Presidente

Os trabalhadores do Brasil deram um exemplo de mobilização nas últimas semanas.Tomaram as ruas do país nas manifestações da Jornada Nacional de Lutas, lideradas pelas centrais sindicais, e mostraram a sua força. Essa capacidade de mobilização é, sem dúvida, a principal arma que temos para a batalha contra o jogo pesado das grandes empresas, que injetam dinheiro grosso no financiamento de campanhas políticas, colocam deputados e senadores no bolso e, dessa forma, engavetam os projetos de interesse dos trabalhadores.

O projeto da redução da jornada para 40 horas é o melhor exemplo dessa situação. O lobby empresarial junto aos parlamentares faz com que o projeto esteja emperrado no Congresso Nacional há mais de 16 anos. Agora está parado na Câmara Federal, mesmo depois de ter sido aprovado por todas as comissões da casa e estar pronto para ir à votação em plenário. É por isso, companheiros e companheiras, que temos que seguir mobilizados. Só assim vamos conseguir fazer a diferença nessa luta. Ligue para o seu deputado federal e senador. Cobre dele o apoio à pauta dos trabalhadores. Defendemos um conjunto de propostas importantes, que vão fazer o Brasil crescer com justiça social, privilegiando a todos, e não somente uma pequena parcela da sociedade. Setores conservadores, que só pensam no próprio lucro pessoal, vão continuar tentando jogar água fria em nossos avanços. Cabe a nós ignorar essa tentativa e seguir em frente, com firmeza, pra fazer essa balança pender a nosso favor. Unidos, somos mais fortes. A luta continua! Aprovação da pauta trabalhista já!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.