Opinião
Negociação já!
A luta da Campanha Salarial de 2008, de metalurgia e máquinas, começa a esquentar! Aprovamos e referendamos a pauta de reivindicações com os trabalhadores nas fábricas. Nossas bandeiras de luta já foram enviadas às empresas e na seqüência serão encaminhadas também aos sindicatos patronais. Só que a tradicional enrolação dos patrões já começou! Até agora, não houve resposta. Nenhuma reunião de negociação foi agendada. É por isso que precisamos nos mobilizar, companheiros! Exigir o devido reconhecimento pelo nosso esforço. Queremos que as negociações comecem até o dia 31 de outubro.
Com proposta ou não, vamos iniciar as assembléias decisivas a partir da primeira semana de novembro. E para isso, precisamos da sua força, da sua mobilização. Ano passado, fechamos 120 acordos por empresa, com avanços maiores que os da Convenção. Em 2008 a coisa não pode ser diferente. Muito se fala da atual crise americana, mas o fato é que essa crise ainda não atingiu o Brasil, e se atingir, será a partir do ano que vem.
Mesmo assim, o Governo já está se precavendo. Com isso, o cenário para negociações salariais continua positivo para os trabalhadores. Assim, temos que seguir firmes na luta. Somente dessa maneira iremos alcançar nossos objetivos. Enrolação, não! Negociação, já!
Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná