Opinião
Todos na luta pelas 40 horas!
Uma reivindicação histórica dos trabalhadores brasileiros está prestes a ser votada no Congresso Nacional. Vinte e um anos depois, a jornada de trabalho pode voltar a ser reduzida no Brasil, desta vez, das atuais 44 para 40 horas semanais. Essa sempre foi uma importante bandeira de luta da nossa central. No ano passado, a Força Sindical do Paraná liderou uma grande campanha no estado em favor das 40 horas. Fomos às ruas, nos mobilizamos nas fábricas, participamos de audiências públicas na Assembléia Legislativa e na Câmara Municipal de Curitiba.
Obtivemos importantes apoios como o do governador Roberto Requião, por exemplo. Colhemos um grande número de assinaturas para o abaixo-assinado pedindo a redução. Esse ano, fomos à Brasília e falamos com praticamente todos os deputados federais sobre a importância das 40 horas. Conquistamos o apoio de muitos deles.
Vencemos o primeiro round desta batalha depois que a Comissão Especial da Câmara aprovou a redução por unanimidade no dia 30 de junho. No dia 25 de agosto, travamos uma grande discussão com a classe patronal no Congresso, e saímos ainda mais fortalecidos. Agora, vamos aguardar a votação da proposta em dois turnos na Câmara e no Senado. Se ela for aprovada nessas votações, aí sim podemos comemorar.
Mas antes disso, temos que continuar na luta, pressionando os parlamentares a votar a favor das 40 horas. Veja como o seu deputado está se posicionando. Se for contra ou estiver indeciso, cobre dele. Afinal de contas, foi você quem o elegeu com o seu voto e é você que paga o salário dele com o dinheiro dos seus impostos. Vamos seguir unidos e mobilizados para garantirmos mais essa importante conquista para todos os trabalhadores brasileiros!
Sérgio Butka, Presidente do SMC e da Força Sindical do Paraná