Opinião
Uma trajetória de lutas e mobilizações
Ao completar nove décadas de história, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba tem bons motivos para comemorar: é uma entidade forte, bem estruturada e com ampla representatividade. Isso é resultado de noventa anos de muita luta e mobilização em defesa dos metalúrgicos da Grande Curitiba. Hoje o SMC é reconhecido nacionalmente pelos avanços conquistados aos trabalhadores. Graças à luta dos metalúrgicos, o Sindicato se tornou referência para inúmeras entidades sindicais pelo Brasil afora.
Honrando as antigas gerações, aqueles que ajudaram a construir a história do SMC, projetamos um futuro com muitos desafios. Um deles é combater as mazelas do regime neoliberal, sistema que privilegia o grande capital em detrimento das classes menos favorecidas. Vamos continuar trabalhando arduamente contra aqueles que querem retirar os direitos dos trabalhadores. Nosso país só irá crescer com justiça social e distribuição de renda. Por isso, o eixo principal de nossa luta é assegurar os direitos já conquistados e garantir ainda mais avanços para a classe trabalhadora.
Com um rumo de atuação bem definido, consciente das responsabilidades perante a categoria e a sociedade, nosso sindicato parte confiante para a luta. Que venham mais 90 anos!
Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná