Opinião
Mais uma vez chegou a hora de irmos às urnas para eleger nossos representantes. Muitos de nós já entenderam a importância da participação ativa nesse processo eleitoral. Mas ainda tem gente que não faz questão de entrar nessa luta, meio que dizendo: "Eleições? E eu com isso?" Uma rápida leitura dos fatos, porém, prova que nós, trabalhadores, temos sim "muito com isso!" Hoje, o quadro político paranaense, em especial o dos deputados estaduais e federais, é composto na grande maioria por representantes do empresariado. Depois de eleitos, eles tiram a carapuça de bonzinhos e se posicionam a favor dos empresários, contra a classe trabalhadora. Um exemplo desse problema aqui no Paraná é o projeto de regulamentação do mínimo regional, que prevê um reajuste anual obrigatório para o piso estadual, independente de quem seja o governador.
O projeto está engavetado na Assembleia Legislativa desde o início do ano, esperando a boa vontade dos deputados estaduais para entrar em votação. Como a maioria deles é bancada por grandes empresas, o projeto vai continuar engavetado e nem deve mais ser votado neste ano. Outro fator que aumenta a importância da nossa participação ativa no processo eleitoral desse ano é o risco da "direitona" voltar ao comando do Estado. Se o velho grupo de Jaime Lerner voltar ao poder estadual, volta junto com ele a Polícia Militar se metendo nas nossas mobilizações, com violência, como já ocorreu muitas vezes na era Lerner. Corremos o risco de ver ir por água abaixo todos o avanço que alcançamos nos últimos anos. Por tudo isso, precisamos mostrar a nossa força e votar em candidatos comprometidos com os trabalhadores.
Chega de políticos que só rezam a cartilha das grandes empresas. Precisamos eleger gente compromissada com as nossas bandeiras. Em nível nacional, Lula já provou pra todo mundo o que uma pessoa comprometida com o trabalhador é capaz de fazer em benefício de uma nação. Agora, é hora de nós, do Paraná, seguirmos esse mesmo caminho! Vamos eleger candidatos compromissados com os trabalhadores e com as nossas bandeiras de luta!