Palavra do Presidente

Opinião

Sérgio Butka - Presidente

Nas últimas semanas muito se falou sobre o Egito. Mas não foram as pirâmides ou filmes de múmia que estavam em destaque. Era o povo nas ruas, mobilizado, que chamou a atenção da mídia em todo o mundo. E os trabalhadores tiveram papel fundamental. Os sindicatos fizeram uma greve e os trabalhadores em peso participaram dos eventos.

            Durante 30 anos o presidente e ditador Hosni Mubarak esteve no poder imaginando que o povo permaneceria calado para sempre. Mas se enganou. O povo se cansou e tomou as ruas em protesto. Após 18 dias aconteceu o inevitável. Caiu o presidente. O povo foi vitorioso.

            A grande lição que fica é que quando há mobilização e união o povo não pode ser derrotado. Muitos patrões como Mubarak acreditam que as pessoas vão receber pouco, se alimentar mal, fazer banco de horas e vai ficar tudo por isso mesmo. Mas assim como o ditador, eles estão enganados. E temos provado isso no dia-a-dia.

            Nunca nos deram direitos de graça, todos eles foram conquistados com trabalhadores cruzando os braços, reivindicando, fazendo greve ou em mesas de negociação. Ano passado tivemos ótimos avanços na PLR, no aumento dos salários e em outras grandes conquistas. Mas não podemos parar. Que o povo do Egito sirva como exemplo que quando nos unimos os poderosos tem que tremer. Das portas de fábrica de Curitiba e região ao outro lado do mundo, o povo tem dado lições de que quando se une por um ideal é ele quem dá as cartas.

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria